quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Atividades da BE

Para além do habitual bibliopaper e da formação de utilizadores da biblioteca escolar (BE), este ano pretende-se que todos os alunos e professores  tenham conhecimento do catálogo das bibliotecas escolares. 

Por isso, a professora bibliotecária deslocou-se às  turmas de modo a entregar um guia do utilizador da BE e apresentar o catálogo, disponível em  http://catalogos.rbe.mec.pt/ (selecionar o distrito, o concelho, e a escola na lista apresentada; para mais informações consultar o blogue das bibliotecas em  http://moinhodasleituras.blogspot.com/). No 2º período, continuar-se-á  com esta iniciativa.

Para sensibilizar os alunos para a arte, no mês internacional das bibliotecas escolares  a professora bibliotecária e a docente Ana Filipa Assunção (EVT-5º ano) desenvolveram a atividade “Crescer com Arte”,  que consistiu na apresentação de um pintor, do movimento artístico  e das suas obras.

A criatividade dos alunos foi posta à prova,  com a elaboração de um marcador  e a recriação de uma das obras do pintor escolhido para cada uma das turmas. Os trabalhos vão ser expostos na biblioteca em janeiro.
No âmbito do trabalho articulado com a BE, e na perspetiva da aprendizagem partilhada e colaborativa com vista à apreensão do significado da Liberdade no sentido lato e restrito, as professoras bibliotecárias Paula Oliveira e Sílvia Menezes apostam na dinamização do projeto “Livro Livre”. Integram este projeto  alunos do 4º  ano (turmas das docentes Ana Sousa e Vera Vaz, EB 1/JI Manuel Coco) e 6º anos (turmas B e C da docente Amélia Barcelos). 




Em breve, mais notícias sobre as atividades !


Sem comentários:

Enviar um comentário