sábado, 11 de março de 2017

Olimpíadas da Língua Portuguesa

A Escola EB 2,3 Moinhos da Arroja associou-se à  5ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa, projeto da iniciativa da Direção-Geral da Educação (DGE) que tem como entidades parceiras o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), o AE Aurélia de Sousa, a Escola Secundária de Camões e  Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). A nossa escola, através da Biblioteca Escolar e do  Grupo Disciplinar de Português,  associou-se a esta iniciativa, promovendo a realização das provas de âmbito nacional.
  Esta competição nacional desenrola-se em duas fases, sendo que a 1ª decorre nas escolas inscritas.
Com esta iniciativa, pretende-se incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3º ciclo do ensino básico e  do ensino secundário,  aumentar o seu interesse pelo conhecimento da norma-padrão do
Português europeu e promover o rigor.
A biblioteca escolar inscreveu 46 alunos que manifestaram interesse junto do docente de Português, de entre os 50 permitidos.
A  prova escrita teve lugar no dia 10 de março, pelas 10h, no auditório.

Apesar do empenho e dos bons resultados obtidos, nenhum aluno obteve a exigente classificação de 90 pontos de modo a poder prosseguir para a 2ª fase.
    
             Parabéns  a todos os participantes !


sexta-feira, 3 de março de 2017

Crescer com Arte

             Numa atividade de articulação curricular entre a disciplina de Educação Visual  e a Biblioteca Fernando Lopes Graça, os alunos das turmas 5.º D  e 5.º E (Profª Filipa Assunção) criaram, na aula de Educação Visual, marcadores de livros inspirados nas obras de Joan Miró e  Milton Dacosta. Esta atividade decorreu da apresentação, pela professora bibliotecária,  da vida e obra de pintores do século XX.
Aqui ficam as imagens de alguns dos trabalhos realizados e que estiveram expostos na biblioteca.







quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

São Valentim

A nossa escola não podia deixar de comemorar o Dia de S. Valentim! Mas de onde vem esta tradição?


A versão mais disseminada conta que, por alturas do séc. III, o Imperador Cláudio II quis  um poderoso exército romano e decidiu proibir a celebração de casamentos para garantir que os jovens se dedicassem à guerra e à vida militar.
Porém,  o bispo Valentim contrariou as ordens e continuou a celebrar casamentos de forma clandestina. Esta decisão levou a que Valentim acabasse preso e condenado à morte no ano de 270.
Durante o período em que esteve preso, Valentim ter-se-á apaixonado por uma jovem, filha do carcereiro, com quem manteve um romance secreto. Antes de sua morte, o religioso  escreveu-lhe  uma mensagem em que assinou “do seu Valentim”, que ainda é usada na língua inglesa (“valentine“) para designar namorado.
Aqui ficam algumas fotos da exposição elaborada por alguns colaboradores  da biblioteca.




quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Concurso Nacional de leitura

Um número significativo de alunos da EB 2,3 Moinhos da Arroja participou no Concurso Nacional de Leitura 2017,  promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE).
       A prova escrita (1º fase) teve lugar no dia 18 de janeiro, no auditório.
Após a prova oral, foram apurados, para representar a escola no Concurso Nacional de Leitura do Distrito de Lisboa, os alunos Beatriz Cardoso (7º C), Beatriz Ramalhete (8ºE) e Joana Rosa (9ºC)


Participaram, no concurso,  alunos das docentes  Ana Funenga, Célia Azevedo , Inês Martinez e Paula Ferreira  (subdepartamento de Português do 3.º ciclo).
Parabéns a todos os participantes pelo empenho e leituras realizadas!




terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Coleção Visitável Museológica da RTP

No dia 13 de dezembro, as turmas do 7ºA e C  deslocaram-se à RTP de modo a poderem visitar  a coleção museológica e realizarem atividades educativas interativas e versáteis (estúdio de rádio e estúdio de televisão).
Esta visita, que teve como objetivos promover a aplicação de conhecimentos relativos aos textos dos mass media, aplicar mecanismos de compreensão e expressão oral e escrita, bem como das técnicas e modelos de comunicação / escrita, ficar a conhecer os equipamentos utilizados numa emissão de rádio e fazer a gravação de um programa radiofónico e tomar contacto com um estúdio virtual de televisão e ter oportunidade de simular a apresentação de um programa televisivo, foi considerada como muito proveitosa pelo alunos.

“Dia após dia, quando se liga a televisão, vemos pessoas a falarem  sobre assuntos, dando a sua opinião. É uma grande sensação sentir que somos nós a darmos opiniões públicas como se fossemos nós a estarmos no lugar daqueles que vemos! É uma experiência bastante criativa e muito interessante” 
David Costa, 7ºA





O que os alunos aprenderam de novo?

7ºA
 “É uma grande sensação dar as nossas opiniões sobre o jogo como se estivéssemos na televisão”
“Como eram objetos da RTP antigamente”
“Como funcionava a RTP”
“Que houve uma grande evolução de tudo até agora”
“Aprendi diferentes coisas e gostei muito de saber como se fazem sons na rádio”
“Aprendi a história da rádio e da televisão”
“Como os jornalistas trabalham”
“Como era um estúdio”

 7ºC
Que as radionovelas eram ouvidas”
 “Que a RTP tem 59 anos”
“Que a televisão antigamente só tinha um canal e que o  comando era ligado por fios e não era portátil”
“Há quantos anos é que existe a televisão, os canais e a cor”


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Sessões Diário de Anne Frank

Decorreram, durante o mês de novembro e de dezembro, no auditório, para as turmas do 8º ano, sessões de esclarecimento/motivação sobre o  Diário de Anne Frank.


             Aqui ficam os testemunhos de alunos de duas das quatro turmas:
             “Eu gostei muito da sessão no auditório, foi interessante e era de um conteúdo que estamos a dar em Português.
Falámos e vimos partes do filme/diário de Anne Frank, foi também um bom entretenimento.
Espero que haja mais sessões destas no auditório porque foi muito bom. A coordenadora da Biblioteca explicou muito bem, respondeu às nossas questões e mostrou os excertos mais importantes do filme.”

David Azevedo, 8.ºano, turma E

“Adorei a sessão sobre a Anne Frank. Este diário, esta história de vida e todos estes acontecimentos vividos pela família Frank, vistos de fora, tornaram-se surpreendentes e emocionantes.
Esta experiência que tivemos a sorte de ter foi muito informativa e única; não me arrependo de ter ido e espero que os outros alunos também não.
              Muito obrigada, professora Paula!”


 Natacha Monteiro, 8.ºano, turma C

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Atividades da BE

Para além do habitual bibliopaper e da formação de utilizadores da biblioteca escolar (BE), este ano pretende-se que todos os alunos e professores  tenham conhecimento do catálogo das bibliotecas escolares. 

Por isso, a professora bibliotecária deslocou-se às  turmas de modo a entregar um guia do utilizador da BE e apresentar o catálogo, disponível em  http://catalogos.rbe.mec.pt/ (selecionar o distrito, o concelho, e a escola na lista apresentada; para mais informações consultar o blogue das bibliotecas em  http://moinhodasleituras.blogspot.com/). No 2º período, continuar-se-á  com esta iniciativa.

Para sensibilizar os alunos para a arte, no mês internacional das bibliotecas escolares  a professora bibliotecária e a docente Ana Filipa Assunção (EVT-5º ano) desenvolveram a atividade “Crescer com Arte”,  que consistiu na apresentação de um pintor, do movimento artístico  e das suas obras.

A criatividade dos alunos foi posta à prova,  com a elaboração de um marcador  e a recriação de uma das obras do pintor escolhido para cada uma das turmas. Os trabalhos vão ser expostos na biblioteca em janeiro.
No âmbito do trabalho articulado com a BE, e na perspetiva da aprendizagem partilhada e colaborativa com vista à apreensão do significado da Liberdade no sentido lato e restrito, as professoras bibliotecárias Paula Oliveira e Sílvia Menezes apostam na dinamização do projeto “Livro Livre”. Integram este projeto  alunos do 4º  ano (turmas das docentes Ana Sousa e Vera Vaz, EB 1/JI Manuel Coco) e 6º anos (turmas B e C da docente Amélia Barcelos). 




Em breve, mais notícias sobre as atividades !